segunda-feira, 12 de março de 2018

Tecnologias Web para a Educação 2017.2 - Tipos de Pobrezas - 18/12/2017

Na aula de hoje (11/12/2017), o professor Alexandre falou sobre Tipos de Pobrezas baseado em alguns trechos do livro de Eric Jensen - Teaching with poverty in mind, foi definido alguns tipos de pobreza:
1 - Situacional: é causada por crises repentinas e geralmente são passageiras, como uma catástrofe, um divórcio, uma doença, enfim, algo do tipo.
2 - Geral: de forma simplificada é quando, em uma família, pelo menos duas gerações nascem em situação de pobreza.
3 - Absoluta: envolve a escassez de coisas básicas como água, moradia e/ou comida. 
4 - Relativa: o status na frente da real condição pessoal. Esse é o tipico caso de pessoas que fingem ter o que não tem, serem o que não são, apenas para sustentar um falso perfil social.
5 -  Urbana: este tipo de pobreza esta relacionado a pessoas que moram em grandes cidades, rodeadas de muitas pessoas, barulho, assaltos e além disso os serviços básicos são caros e ruins, esse conjunto de fatores gera grande stress, prejudicando o corpo, a mente e a alma desses indivíduos.
6 - Rural: afeta as pessoas que moram mais afastadas dos grandes centros, pois os serviços, quando são ofertados, são de péssima qualidade.

Depois de tantos conceitos, podemos definir pobreza como a um conjunto de fatores de risco crônicos ou passageiros, que resultam na falta de coisas necessárias para subsistência, afetando o corpo a mente e a alma dos indivíduos. Porém, seja qual for o seu tipo de pobreza, a educação é a porta de entrada pra uma vida melhor, um mundo melhor, para um SER HUMANO melhor!


Um comentário:

  1. A pobreza com certeza é um fator crítico na educação das crianças. No âmbito escolar precisamos fazer um trabalho de identificação desses alunos e procurar ajudá-los de alguma forma!

    ResponderExcluir